VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO?

VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO? – Miopia, hipermetropia e astigmatismo. Você com certeza já ouviu falar dessas três doenças oftalmológicas. Elas são os vícios de refração e, segundo estimativas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, atingirão cerca de 70% da população brasileira em algum momento da vida. Esses distúrbios são os mais comuns quando o assunto são problemas na visão. Mas , você sabe qual é a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?

Esses problemas interferem diretamente na forma como enxergamos o mundo ao nosso redor. Imagens embaçadas, desfocadas, dificuldades para leitura, para visualizar o letreiro do ônibus etc. Tudo isso pode surgir por causa de um desses três distúrbios.

Apesar de famosos, populares e bem comuns, muita gente ainda se confunde e não consegue diferenciar um do outro. Pensando nisso, separamos as principais diferenças entre os três problemas, assim como seus sintomas e formas de correção.

Confira!

Qual é a diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo? – VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO?

Os três distúrbios afetam a maneira como nós enxergamos o mundo a nossa volta. As imagens ficam embaçadas, confusas e embaralhadas, e afetam a nossa qualidade de vida e desempenho, principalmente durante a idade escolar. Aprenda a diferença entre esses três problemas comuns de visão:

  1. Miopia – VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO?

A miopia é o famoso problema para enxergar de longe. A doença ocorre quando os olhos são mais longos do que o normal. Assim,  a imagem é formada antes da retina, fazendo com que os objetos que estão distantes sejam difíceis de ser focalizados. Por isso, os principais sintomas da miopia são: visão embaçada à distância, dificuldade para identificar objetos afastados, assistir a filmes, dirigir automóveis etc.

A miopia tem como principal causa a hereditariedade e costuma surgir na fase de crescimento, ainda na infância ou na adolescência. E, quanto mais cedo ela aparecer, mais severa ela será com o passar dos anos. Quando a criança tem uma queda brusca no rendimento escolar, é importante investigar se a visão sofreu alguma alteração.

Quando não corrigida, a miopia pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão ocular. O distúrbio pode ser tratado com o uso de óculos, lentes de contato e com cirurgia – desde que haja indicação para tal.

  1. Hipermetropia

a miopia os olhos são mais longos e por isso a imagem é formada antes da retina, na hipermetropia ocorre o contrário. Nesse distúrbio, os olhos são menores do que o normal e a luz se converge atrás da retina. Por isso os hipermetropes têm dificuldade em enxergar de perto.

Os principais sinais de alerta para a hipermetropia são: visão embaçada para perto, dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão nos olhos e lacrimejamento.

A hipermetropia é muito comum em crianças, mas pode desaparecer, ou diminuir, com o passar dos anos. A correção desse distúrbio se dá por meio de óculos, lentes de contato e cirurgia.

  1. Astigmatismo

O astigmatismo ocorre quando a visão embaralha e é difícil focar, não importa se para perto ou para longe. Isso ocorre porque a córnea possui uma curvatura irregular. Desse jeito, os raios de luz não chegam juntos ao mesmo ponto da retina. As imagens, portanto, são formadas sem foco algum.

Esse distúrbio é associado ao cansaço visual e também à irregularidade de piscadas. Quem possui astigmatismo sente muita fadiga ocular, além de dores de cabeça por forçar demais a vista.

Nesses casos, lentes de contato corretivas podem ser usadas, assim como os óculos. As cirurgias são recomendadas apenas em casos extremos.

  1. Vista cansada ou presbiopia

A presbiopia também é um problema de visão que prejudica a vida de muita gente. Ela aparece normalmente após os 40 anos e é a famosa “vista cansada”. O problema dificulta a visão de perto e atrapalha em muito a leitura. A presbiopia pode ser corrigida com o uso de óculos e lentes de contato.

O mais importante no caso de qualquer problema ocular é procurar ajuda de um médico Oftalmologista. Tanto a miopia quanto a hipermetropia e o astigmatismo causam prejuízos, atrapalhando a produtividade na escola, no trabalho e também na vida pessoal.

Os pais de crianças em fase escolar precisam estar atentos às queixas dos filhos sobre eventuais dificuldades em enxergar. A visita ao Oftalmologista precisa ser regular, tanto para crianças, quanto para jovens, adultos e idosos.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *