USAR ÓCULOS EM EXCESSO PODE VICIAR A VISÃO?

USAR ÓCULOS EM EXCESSO PODE VICIAR A VISÃO? – As alterações na saúde dos olhos podem prejudicar (e muito) a qualidade de vida de uma pessoa, pois somos seres extremamente dependentes da nossa visão e a sua perda progressiva pode diminuir a produtividade no trabalho, provocar acidentes e trazer consequências psicológicas para o paciente.

A importância da visão nas nossas vidas provoca o surgimento de uma série de dúvidas sobre a saúde dos olhos. Quem nunca ouviu falar que o ar condicionado pode prejudicar os olhos? Ou o uso excessivo de computadores piora a acuidade visual?

Sobre o uso dos óculos não é diferente. Não é raro que os pacientes tentam adiar o uso dos óculos ou lentes de contato com medo de que nunca mais consigam se livrar deles. Afinal de contas, algumas pessoas começam a usar óculos em situações específicas e, com o tempo, passam a adotá-lo o tempo todo. Se você já teve essa preocupação, entenda se usar óculos em excesso pode viciar a visão.

Por que algumas pessoas precisam usar óculos? – USAR ÓCULOS EM EXCESSO PODE VICIAR A VISÃO?

Todo mundo conhece alguém que usa óculos. Além de ajudarem a enxergar, eles se transformaram em acessórios de estilo. Em todos os casos, as condições oftalmológicas podem ser inúmeras, mas o sintoma é o mesmo: dificuldade para enxergar com nitidez. As lentes corretivas, em óculos ou lentes de contato, existem para devolver acuidade visual aos pacientes. Usar óculos, portanto,  permite que você possa concentrar sua energia em todas as atividades da vida, não em tentar enxergá-las.

É só começar e não parar mais – USAR ÓCULOS EM EXCESSO PODE VICIAR A VISÃO?

A verdade por trás dessa frase está no conforto que as pessoas experimentam ao voltar a enxergar bem, pois é comum que os sintomas surjam progressivamente e os pacientes se acostumem com a constante necessidade de melhorar sua capacidade visual. Quando finalmente são diagnosticados e começam a usar óculos, a diferença é notada com bastante surpresa. Os olhos então passam a operar bem, e sem que seja necessário um grande esforço para isso.

Adiar não faz o problema desaparecer

Para muitas pessoas, usar óculos não é uma opção. Quando diagnosticados tardiamente, os problemas de visão podem se agravar e provocar sintomas secundários, como dores de cabeça. Em outros casos, os sintomas podem progredir por anos, como na presbiopia. O fator em comum aqui é que, eventualmente, o desconforto levará ao consultório do médico oftalmologista. Muitas vezes, as queixas só surgirão quando as doenças estiverem em fase intermediária ou avançada. Por isso, o mais importante é consultar-se regularmente e entender como usar óculos pode devolver sua qualidade de vida.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *