TODO MUNDO PODE USAR LENTES DE CONTATO?

TODO MUNDO PODE USAR LENTES DE CONTATO? – As lentes de contato têm a mesma função dos óculos: corrigir problemas de refração. Ou seja, se existir algum problema que impeça as imagens de ser projetadas corretamente na retina, elas são indicadas. A ideia de usar lentes corretivas diretamente nos olhos é de Leonardo da Vinci, mas somente em 1887 que as primeiras foram construídas pelo fisiologista alemão Adolf Eugen Fick. A verdade é que desde então a tecnologia evoluiu a favor da saúde dos olhos e,  atualmente, existem modelos de lentes específicas e adaptáveis a quase todos os tipos de patologias e erros refrativos oftalmológicas.

Se você procura saber se pode usar lentes de contato, a resposta só poderá ser dada por um oftalmologista. Mesmo quando o uso for puramente cosmético, o médico examinará seus olhos e sua fisiologia. Assim, ele poderá indicar o modelo correto aos seus olhos. Algumas patologias oculares dificultam o uso de lentes corretivas, entre elas estão o olho seco, infecção ocular crônica e alergia ocular. Entenda quais condições podem ser corrigidas com o uso de lentes de contato.

Miopia: lentes de contato para enxergar longe – TODO MUNDO PODE USAR LENTES DE CONTATO?

Pessoas com miopia têm dificuldades para enxergar de longe. Em alguns casos, quando o grau é alto, objetos a um metro ou mais de distância já podem ficar embaçados. As lentes de contato para corrigir a miopia são mais estreitas no centro que nas bordas e a luz será melhor direcionada para a retina.

Hipermetropia: lentes de contato para ver perto – TODO MUNDO PODE USAR LENTES DE CONTATO?

Pacientes hipermetropes se queixam de dificuldades para enxergar objetos próximos, como livros, por exemplo. Para essas pessoas, as lentes são mais grossas no centro e finas nas bordas. Assim, a imagem poderá ser projetada e focada corretamente na retina.

Astigmatismo: a tecnologia a favor dos olhos

Durante muitos anos pacientes com astigmatismo não puderam usar lentes de contato, pois  esse erro refrativo dificulta a visão (turva ou distorcida) em todas as distâncias. Entretanto, com o constante desenvolvimento tecnológicos, foi possível desenvolver lentes que se adaptam às diferenças individuais dos olhos.

As vantagens das lentes de contato começam com a estética e vão até o conforto para praticar atividades limitadas pelos óculos, como a prática de esportes. Além desses benefícios, ainda há o aumento do campo de visão e conforto ao longo das atividades diárias. Acima de tudo, o usuário de lentes de contato deve manter cuidados especiais com a higiene e hábitos. Isso significa sempre lavar as mãos antes de manusear as lentes, evitar ressecamentos, assim como guardá-las em solução adequada. Da mesma forma, é importante trocá-las no tempo correto, não dormir de lentes e evitar a exposição a poeira.

Ter o aval do médico oftalmologista e manter os hábitos corretos durante o uso são a receita para que a sua experiência com as lentes de contato seja bem-sucedida. Conhecendo os seus olhos, seu médico saberá indicar o melhor modelo de lentes para o seu caso.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *