TERÇOL COMO CUIDAR?

TERÇOL COMO CUIDAR? – O Terçol é uma inflamação que aparece nas glândulas das pálpebras. É também conhecido como hordéolo e fica bem próximo da raiz dos nossos cílios. É muito comum, mas não é contagioso e o tratamento é bem simples.

COMO SURGE O TERÇOL NO OLHO. – TERÇOL COMO CUIDAR?

Ele pode aparecer em qualquer pessoa. Todas as idades estão vulneráveis a desenvolver a doença.

O Terçol surge, geralmente, quando há contaminação e obstrução das glândulas sebáceas, presentes nas pálpebras junto aos folículos pilosos, responsáveis por produzir os cílios.

A principal função dessas glândulas é evitar o ressecamento e sintetizar gorduras. Mas, quando algo anormal acontece e provoca obstrução na glândula, ela fica vulnerável à contaminação por bactérias. O processo é bastante parecido com a formação da acne, por exemplo.

A inflamação pode atingir apenas uma pequena região na pálpebra ou toda sua extensão.

TERÇOL É CONTAGIOSO? – TERÇOL COMO CUIDAR?

A bactéria Staphylococcus Aureus é responsável pela infecção. Como trata-se da bactéria mais encontrada na pele humana, é também uma grande inimiga do Terçol.

Uma das razões que levam à obstrução é a blefarite, que gera o aumento da secreção de gordura deixando o local vulnerável às bactérias.

Manter a higiene dos olhos é fundamental e ter todo cuidado com a maquiagem e as lentes de contato também.

Após a proliferação das bactérias, aparecerá um pequeno nódulo vermelho, seguido de um leve prurido e aumento da sensibilidade dos olhos em relação à luz. Há a sensação de corpo estranho e uma dor bem localizada.

A inflamação e a dor incomodam, mas a doença não é contagiosa, não havendo, portanto, necessidade de se utilizar óculos escuros ou isolamento. Após um curto período, o Terçol tende a desaparecer.

O QUE FAZER QUANDO O TERÇOL APARECER.

Algumas medidas podem ser tomadas para amenizar os sintomas e agilizar a cura. Mas a primeira atitude é procurar um oftalmologista. Ele avaliará seu caso e indicará o melhor tratamento.

Tratamento.

O tratamento costuma ser simples, rápido e sem dor. Inclui, basicamente, fazer a higiene da área afetada e da pele ao redor. Compressas mornas e úmidas podem ser aplicadas na região para ajudar na drenagem do conteúdo. Sempre de maneira delicada e cuidadosa. Em alguns, casos pomadas antibióticas e colírios também podem ser prescritos, dependendo do quadro de cada um.

Caso este Terçol não drene, uma intervenção cirúrgica poderá ser necessária. Lembre-se: jamais esprema ou fure o Terçol. É fundamental que ele seja acompanhado pelo médico para não causar problemas maiores.

Nosso corpo envia sinais. Fique de olho neles e não deixe para depois.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *