QUAL A DIFERENÇA ENTRE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MIOPIA, HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO? – Em um olho normal, a imagem passa através da córnea e chegam à retina de maneira simétrica. Ou seja, não há distorções na imagem. Entretanto, alguns fatores como posicionamento da córnea, formato e tamanho dos olhos podem afetar a reflexão.

Esses fatores podem ser herdados naturalmente ao nascer, ou sere causados por acidentes ou pancadas traumáticas no crânio.

 Confira abaixo a definição de cada uma delas:

 

Miopia: O tamanho do olho é maior que o padrão. A imagem, portanto, converte antes de encontrar a retina (no fundo do olho). Os míopes têm dificuldades para enxergar de longe. O problema pode ser percebido em crianças que possuem dificuldade para ver bem a lousa na escola, ou adultos que tenham problemas para ver as placas de trânsito, por exemplo.

 

Hipermetropia: O tamanho do olho é menor do que o padrão, então a imagem se forma atrás da retina.

As pessoas com Hipermetropia geralmente têm dificuldade de enxergar de perto. São geralmente as pessoas que possuem dificuldade para ler, ou mesmo mexer corretamente no celular.

 

Astigmatismo: A curvatura irregular da córnea faz com que as imagens pareçam embaralhadas. Dessa maneira, as pessoas com astigmatismo não enxergam bem nem de longe e nem de perto.

 

O astigmatismo infantil precisa ser diagnosticado cedo, para não atrapalhar o desenvolvimento escolar da criança. Alunos que não enxergam corretamente tendem a evitar a leitura e a escrita, já que precisam esforçar-se o dobro para ver o material.

Todos estes distúrbios ópticos podem ser tratados. O uso de óculos específicos é uma alternativa, além de lentes de contato ou, em alguns casos, cirurgias corretivas.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *