OLHAR PARA O SOL É PERIGOSO ENTENDA.

OLHAR PARA O SOL É PERIGOSO ENTENDA. – Seja um eclipse ou um lindo pôr-do-sol, olhar diretamente para o sol é perigoso, mesmo parcialmente bloqueado pela lua. Segundo o astrônomo Rick Fienberg, da Sociedade Astronômica Americana (AAS), a não ser no momento em que o Sol está completamente coberto pela Lua, o eclipse precisa ser observado com óculos especiais certificados pelos padrões internacionais de segurança.

Antes de mais nada, é preciso entender como o olho funciona. Diferentes partes do olho trabalham para criar a visão. A íris, a faixa colorida em volta da pupila, abre e fecha sua pupila para controlar a quantidade de luz que entra no olho. A córnea é a parte da frente do olho, responsável por curvar a luz que entra no olho. O cristalino fica atrás da pupila e foca a luz na retina, um tecido delicado localizado atrás do olho. Há células na retina capazes de detectar a luz que vem do cristalino e processá-la em informação que, então, é enviada através do nervo óptico para o cérebro, que decide o que fazer com essa informação.

No centro da retina está a mácula, responsável pelo que vemos à frente dos nossos olhos, que provê a nossa visão mais nítida. Segundo o doutor Joel Schuman, professor do departamento de oftalmologia na NYU Langone Medical Center, se a mácula for danificada, você deixa de ver nitidamente no centro da sua visão e acaba vendo uma área cinza ou preta no lugar.

Infelizmente, a mácula é muito vulnerável à luz do Sol. O dano pode acontecer em apenas 30 ou 60 segundos olhando diretamente para o Sol. “Às vezes até menos”, afirma o doutor Schuman. Quando a retina é exposta a dano solar, as células da mácula ficam danificadas, impedindo-as de processar corretamente as informações visuais. O resultado são os pontos escuros no centro da visão.

O mais grave é que a maior parte dos danos são permanentes. Uma parte pode se corrigir com o tempo, mas não há tratamento real para reverter o dano. Apesar de tudo, é improvável ficar cego dessa maneira.

Consulte um oftalmologista regularmente para garantir a qualidade da sua visão.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *