É NORMAL FICAR COM OS OLHOS LACRIMEJANDO?

É NORMAL FICAR COM OS OLHOS LACRIMEJANDO? – De vez em quando seus olhos ficam lacrimejando mais que o normal? Você se sente incomodado com os olhos lacrimejando? Será que é normal essa situação?

Olhos lacrimejando: isso é normal? – É NORMAL FICAR COM OS OLHOS LACRIMEJANDO?

Antes, vamos entender como funciona a limpeza dos olhos. Os olhos se enchem de água através das lágrimas, para a própria proteção. As lágrimas, por sua vez, são um líquido formado por água, sais minerais e lipídios, cuja função é manter os olhos lubrificados, limpando as impurezas, como poeira, por exemplo. Sendo assim, os olhos lacrimejantes são normais, não há nada com o que se preocupar.

Entretanto, quando seus olhos lacrimejam excessiva e frequentemente, pode ser sinal de algum problema. A causa pode ser, por exemplo, uma inflamação nos olhos ou então pela drenagem inadequada das lágrimas.

Muitas vezes pode ser uma condição temporária. Entretanto, se o incômodo persistir, a consulta com um oftalmologista torna-se fundamental para realizar o diagnóstico da doença e prescrever o tratamento adequado.

O que pode deixar os olhos lacrimejando? – É NORMAL FICAR COM OS OLHOS LACRIMEJANDO?

Como explicado acima, os olhos produzem lágrimas constantemente para sua própria proteção contra impurezas do ar. Ao piscar os olhos, as lágrimas se espalham e mantêm os olhos úmidos. Quando os olhos ficam lacrimejando quer dizer que muitas lágrimas estão sendo produzidas, o que sobrecarrega o canal lacrimal. Alguns fatores podem contribuir para os olhos lacrimejarem, como:

  • condições climáticas, como o vento, frio e sol;
  • luz muito brilhante;
  • poeira;
  • poluição do ar;
  • alergias;
  • infecções;
  • lesões nos olhos;
  • conjuntivite;
  • pálpebras viradas;
  • cílios mal posicionados;
  • uso indiscriminado de medicamentos.

Dependendo da situação, em alguns casos pode acontecer de somente um olho ficar lacrimejando e outro manter-se normal.

A Síndrome do Olho Seco também pode causar lacrimejamento. Esta síndrome acontece quando as lágrimas estão desequilibradas pela composição de seus elementos e acabam deixando o olho seco. Como os olhos não recebem a lubrificação adequada, o organismo entende que precisa produzir lágrimas para manter os olhos lubrificados e protegidos.

O que devo fazer para tratar dos olhos lacrimejando?

A partir do momento que o lacrimejamento torna-se frequente ou abundante, é preciso dar atenção para essa condição e buscar ajuda com um oftalmologista, que fará o diagnóstico correto.

Muitas vezes os olhos param de lacrimejar espontaneamente, sem grandes intervenções ou tratamentos. Assim que você sentir esse incômodo, tente lavar seus olhos com soro fisiológico pois, na maioria das vezes, pode ser uma irritação causada por poeira ou por alterações e condições climáticas e o soro pode ajudar a umidificar seus olhos, aliviando a sensação de irritação e lacrimejamento.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *