CIRURGIA DE DESLOCAMENTO DE RETINA: ORIENTAÇÕES PÓS CIRÚRGICAS

CIRURGIA DE DESLOCAMENTO DE RETINA: ORIENTAÇÕES PÓS CIRÚRGICAS – O descolamento da retina é uma condição que deve ter atenção médica imediata. Ele acontece quando, literalmente, a retina se descola do globo ocular. Imediatamente o paciente começa a sentir sintomas como visão borrada em locais específicos, clarões e desconfortos em geral.

O tratamento para essa condição, na maioria das vezes, é cirúrgico e, caso não diagnosticado o mais rapidamente possível, pode levar à perda total da visão.

Se você vai passar por uma cirurgia de descolamento de retina, fique atento a este texto. Vamos explicar o que você precisa fazer para que corra tudo bem.

Quais são as possibilidades de cirurgia de descolamento de retina? – CIRURGIA DE DESLOCAMENTO DE RETINA: ORIENTAÇÕES PÓS CIRÚRGICAS

São várias as opções cirúrgicas e cada uma delas dependerá da extensão do descolamento, assim como as condições de saúde do paciente e outros fatores que devem ser avaliados por um médico oftalmologista. Entre essas técnicas, podemos citar criopexia, retinopexia pneumática, retinopexia com introflexão escleral, vitrectomia e fotocoagulação. A escolha do procedimento deve ser feita pelo médico oftalmologista, que orientará os pacientes adequadamente.

A boa recuperação começa antes da cirurgia – CIRURGIA DE DESLOCAMENTO DE RETINA: ORIENTAÇÕES PÓS CIRÚRGICAS

Antes de qualquer procedimento cirúrgico é importante realizar todos os exames pedidos pelo oftalmologista. O motivo por trás dessas providências é a realização de uma cirurgia mais segura, mas também a recuperação do paciente depois do procedimento. Isso porque os exames permitem que a equipe médica tenha a real fotografia do que está acontecendo dentro dos olhos. Dessa forma, as chances de sucesso são ainda maiores.

Os cuidados depois da cirurgia

Para cada tipo de cirurgia de descolamento de retina existem orientações específicas. Mas, em geral, são necessários alguns cuidados a fim de evitar complicações, como inflamações ou infecções, que comprometem a saúde dos olhos e até o resultado da cirurgia. Por isso, geralmente são receitados colírios antibióticos, que devem ser usados exatamente como orientado pelo oftalmologista.

Esqueça as lentes de contato logo depois de operar

Quem usa lentes de contato deve esquecê-las no período após a cirurgia de descolamento de retina. Além de causarem um grande desconforto nos olhos, que estarão sensíveis, elas podem se transformar no melhor meio de transporte para bactérias nos olhos. Isso acontece porque, mesmo quando limpas corretamente, as chances de contaminação das lentes são muito grandes. Por isso, use apenas os óculos de grau até que o oftalmologista libere o uso das lentes novamente.

Respeite o tempo de recuperação

A complexidade da cirurgia terá um impacto direto no tempo de recuperação. As cirurgias a laser realizadas com anestésico tópico (feito com colírios) costumam ter uma recuperação mais simples. Mas em outros procedimentos, também com anestesia local, mas combinada com a sedação, a recuperação pode ser mais demorada. Entre 7 e 15 dias serão necessários para que aconteça a recuperação completa.

cirurgia de descolamento de retina é um termo genérico para diversas possibilidades de procedimentos. Dependendo da extensão da lesão serão necessárias intervenções mais simples ou mais complexas. Acima de tudo, o diagnóstico deve ser feito rapidamente para que as chances de cura aumentem. Portanto, a menor suspeita de que isso aconteceu com os seus olhos, procure um médico oftalmologista imediatamente.

Fonte: Ministério da Saúde

Você também poderá está procurando por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *